Viva! Depois da caminhada, em Fevereiro, com a Associação Terra Viva, um novo repto -- aliás, um réptil, para ser ecológico --, mais um eco-evento na (ga)linha do horizonte do ameaçado Vale do Coronado (Trofa/Maia, Grande Porto).

Associações, ONGA's, ecologistas e demais Amigos do Vale do Coronado estão convidados a participar na defesa deste espaço verde! Vá lá, deixe de lado a atitude amorfa-parada-paradinha-falar-falar-e-nada...

O Vale do Coronado é um belo e fértil vale agrícola às portas do Porto, repartido entre os concelhos da Maia e, sobretudo, Trofa. No entanto, apesar desses terrenos estarem originariamente protegidos pela Reserva Agrícola Nacional, a administração central decidiu localizar aí uma plataforma logística de 160 hectares, que, a concretizar-se (incluindo as estradas de acesso), betonizaria o vale, destruiria diversas propriedades agrícolas em plena laboração e o modo de vida e de sustento de numerosos agricultores.


CONVITE
venha conhecer e apreciar, às portas do Porto, o belo Vale do Coronado


Quatro associações, APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado (Vila do Coronado), GAIA (Porto), Quercus (Porto) e Campo Aberto (Porto) agruparam-se numa Aliança Salvar o Vale do Coronado e convidam todos os cidadãos e todas as associações, em especial as da região do Grande Porto, do Norte e do Noroeste, a aderir a essa Aliança.

A primeira acção desta Aliança é um percurso pedestre, a realizar em 18 de Abril, de solidariedade com a APVC e de protesto contra o projecto de betonização e destruição do Vale. A inscrição neste percurso é gratuita mas obrigatória, já que, havendo um número máximo de participantes, a ordem de chegada das inscrições pode ser decisiva.

Pretende-se com esta acção sensibilizar os participantes para a valorização e conservação do Vale do Coronado e fazer compreender a riqueza do património agrícola e paisagístico que se encontra sob a ameaça daquele projecto!

Ao longo deste percurso pedestre haverá contacto com a flora e fauna locais, visita a explorações agro-pecuárias e florestais, interacção com a população e demais actividades.

PONTOS DE ENCONTRO
- para quem vier de comboio, às 8:30, na estação de S. Bento, Porto: o comboio parte às 8:45 e a viagem dura cerca de 25 minutos (custo a cargo do participante, €2,80 ida-e-volta); agrupamento em volta do cartaz "SALVAR O VALE DO CORONADO" a partir das 8:30.
- ou às 9:15, no parque de estacionamento da estação de S. Romão, Trofa: agrupamento em volta do cartaz "SALVAR O VALE DO CORONADO".

ETAPAS
– 9h30 - início da caminhada, no parque de estacionamento da CP;
– 12h30 – almoço-piquenique em espaço florestal, devendo cada participante levar o seu próprio farnel;
14h00 em Vila, café com... conversa;
15h30 já em Paiço, contacto com os burros Lola e Spud;
– 16h30 – retorno ao parque de estacionamento da estação de S. Romão.


GRAU DE DIFICULDADE
fácil... e acessível a todas as idades!

EQUIPAMENTO BASE
– mochila, com farnel para almoço e garrafa(s) de água;
– calçado apropriado para caminhar;
– chapéu ou boné;
– roupa leve e adequada à época (impermeável, caso chova).

E AINDA, SE QUISER
– máquina fotográfica/vídeo;
– binóculos;
– vara de caminhante;
– boa disposição!!;
spray anti-crime ambiental...

INSCRIÇÃO

e/ou informações adicionais, é favor contactar:

vítor sá (APVC)
valedocoronado@gmail.com * 966 862 294
>> basta indicar nome e apelido, localidade, e-mail e nº de telemóvel;
>> a inscrição será válida após confirmação da organização;

Saudações Ecológicas e... até de repente!
;)






This entry was posted on 22:21 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: