(fotografia © projecto invasoras.pt)
















crónica verde APVC publicada no jornal O Notícias da Trofa - 23.01.2014
É erva-da-fortuna, Jasus!

Com novo ano na nossa (ga)linha do horizonte, importa rever 2013 e projectar 2014. Portanto, balancemos: aqui, já cantam 15 "crónicas verdes" da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC), quinzenalmente, n’ O Notícias da Trofa.
Desde 2013, esta coluna tem sido um desafio de escrita para alguns sócios da APVC, feitos cronistas, sem pretensões a honras literárias; importa, acima de tudo, fazer sensibilização ambiental, de forma informal. Ora, crónicas há muitas, mas estas… são verdes!

Destacamos as casas construídas com uma mistura de palha, areia e barro, as “Cob Houses”.
Lançamos uma “posta” do que vem a caminho e que não é de Miranda nem tão pouco de bacalhau, mas do laboratório: um hambúrguer de 142 gramas, utilizando células estaminais retiradas de um animal vivo, algo para custar a módica quantia de 289.000 euros.
O lixo doméstico mudou nas últimas décadas e outra crónica deu conta disso, revelando o problema das embalagens e da urgência em aplicar aquela bela história dos 3 R’s e, mais recentemente, com a montanha de resíduos que geramos com o pico do consumo natalício.
A compostagem também passou por esta coluna e, a propósito, já começou – sim, você! – já começou a utilizar este processo biológico, através do qual microrganismos e insectos decompõem a matéria orgânica? Vá lá, a sua horta, os seus vasos, os seus canteiros já mereciam aquele rico composto!
Os alertas foram mais do que muitos, à cabeça com o criminoso abate de árvores no tal parque dito urbano – por estes dias, cheio de Dores, mesmo! –, o tradicional decepar de árvores dos jardins das nossas freguesias (há quem lhe chame “poda”), a expansão da monocultura do eucalipto (90% do concelho, hein!) e a indiferença perante o “alastrar” de plantas invasoras que dominam o solo e ameaçam a biodiversidade e os ecossistemas do nosso concelho.

Bem, mas assinale-se, também, o simpático feedback dos leitores desta coluna – e convenhamos que as leitoras têm sido mais participativas, o que só vem comprovar que as meninas-e-senhoras aderem mais depressa a estas coisas ditas verdes, não?! A reboque de algumas solicitações, nas próximas edições, abordaremos temas relacionados com a tal Agricultura mais amiga do ambiente, sem esquecer as Plantas Aromáticas e Medicinais, o Património, a Floresta Autóctone, a Sustentabilidade e tudo–à-volta. Ler para crer.

Escrevo esta crónica com uma satisfação especial por verificar que a centenária Poça Nova – em Paiço, São Mamede do Coronado – voltou a armazenar alguma água (da chuva, apenas), mas, ao mesmo tempo, olho à volta e reparo que o cenário é dantesco: também estou na mira de muitas ervas-da-fortuna, austrálias e acácias, as tais invasoras, Jasus!
Mais do que palavras, é preciso bulir.

Neste Ano Internacional da Agricultura Familiar, com tanta deflação de felicidade 'tuga, urge repensar a gestão dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, logo ali, sim, a partir da horta lá de casa.

E depois do arranque das actividades 2014, no passado dia 18, ainda que à mesa, com o jantar anual da APVC, no mui recomendável restaurante Julinha, os voluntários da associação esperam que o anunciado fim do “perfume” (!) que assola o Vale do Coronado, Covelas e a A3 seja uma realidade, finalmente! Assim, bem oxigenados, no Coronado e/ou tudo-à-volta, vamos dar descanso ao sofá: prosseguem as saídas de campo relativas ao projecto de identificação do Património da Água; as acções de reflorestação autóctone (a próxima será no Monte de Paradela, no dia 22 de Fevereiro); as actividades com burros e na horta, direccionadas aos mais pequenos. Brevemente, formações sobre produção artesanal de cerveja e agricultura bio-qualquer-coisa.

Fique atento ao que anunciamos nas redes sociais e visite a nossa sede, na antiga escola de Casal-Mendões (servimos discussão ambiental-e-cultural e café-daquele-mesmo-bom).
Até de repente!

vítor assunção e sá | APVC



-------------------------------------------
clique AQUI e leia mais crónicas verdes
já fez "gosto" na nossa página de facebook?
aproveite e convide os seus amigos, sff.

;)



 


This entry was posted on 12:36 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: